Seleção surpreendeu o mundo ao vencer a poderosa Espanha por 3 a 0, no Maracança. Espanhóis perderam pênalti e Piqué foi expulso
O Brasil venceu a Espanha por 3 a 0 neste domingo (30) no Maracanã e conquistou sua quarta Copa das Confederações. Fred, duas vezes, e Neymar, escolhido mais uma vez o melhor da partida, marcaram os gols da seleção. Anteriormente, a seleção venceu a competição em 1997, 2005 e 2009.
Fred abriu o placar no primeiro minuto de jogo, Neymar ampliou aos 44 do primeiro tempo e Fred marcou novamente aos 2min do segundo tempo. O zagueiro espanhol Sergio Ramos chutou para fora um pênalti aos 8min e o também zagueiro Piqué foi expulso aos 22min da segunda etapa por falta cometida em Neymar.
Fred terminou a Copa das Confederações como artilheiro ao lado do espanhol Fernando Torres, titular hoje, mas que passou em branco. Os dois marcaram cinco gols cada. Ainda no primeiro tempo, quando o jogo estava 1 a 0, David Luiz salvou ao tirar a bola chutada por Pedro quase em cima da linha.
Marcação forte - O Brasil travou o tradicional jogo espanhol com uma marcação forte, especialmente no meio com Luiz Gustavo e Paulinho, mas com todos os jogadores ajudando. A Espanha estava sem perder há 39 jogos oficiais e não levava gols em mata-mata desde a Copa das Confederações de 2009, quando venceu a África do Sul por 3 a 2 na disputa do terceiro lugar. Desde então, foram oito partidas eliminatórias sem tomar gols - incluindo quatro mata-matas da Copa de 2010, três jogos da Eurocopa e a vitória sobre a Itália na semifinal, que terminou 0 a 0 e foi para os pênaltis.